Notícias & Artigos

Bases da Contaminação - Filtragem Hidráulica

15/04/2013

A Contaminação causa a Maioria das Falhas Hidráulicas

A experiência de projetistas e usuários de sistemas de óleos hidráulicos e lubrificantes tem demonstrado o seguinte fato: mais de 75% das falhas de sistemas são resultantes diretas da contaminação.

O custo devido à contaminação é de estarrecer, resultante de:

- Perda de produção (paradas)

- Custos de reposição dos componentes

- Reposição frequente do fluido

- Baixa vida dos componentes

- Aumento dos custos da manutenção geral

- Aumento do índice de sucata


Funções do Fluido Hidráulico

A contaminação interfere em quatro funções do fluido hidráulico:

1. Atuar como um meio de transmissão de energia.

2. Lubrificar as partes internas dos componentes.

3. Atuar como um meio trocador de calor.

4. Preencher a folga entre os componentes móveis.

Se uma destas quatro funções for impedida, o sistema hidráulico não se desempenhará conforme projetado. O resultado da parada pode facilmente custar muito mais do que imaginado por hora de manufatura. A manutenção do fluido hidráulico ajuda a prevenir ou reduzir a parada não planejada. Isto é conseguido através de um programa contínuo de melhoria que minimiza e remove os contaminantes.


Danos do Contaminante

- Bloqueio dos orifícios

- Desgaste dos componentes

- Formação de ferrugem ou outra oxidação

- Formação de componentes químicos

- Deficiência dos aditivos

- Formação de contaminantes biológicos

O que se espera do fluido hidráulico é que ele crie um filme lubrificante para manter as peças de precisão separadas. O ideal é um filme fino o suficiente para preencher completa- mente a folga entre as peças.


Bases de Contaminação

Filtragem - Fato O projeto adequado, a instalação e a filtragem hidráulica têm um papel chave no planejamento da manutenção preventiva.

Filtragem - Fato A função de um filtro não é limpar o óleo mas reduzir custos operacionais.
 

Fotomicrográfica da partícula contaminante. (Ampliado 100x Escala: 1 divisão = 20 mícrons)

Esta condição resulta em baixo índice de desgaste. Quando o índice de desgaste é mantido baixo o suficiente, o componente pode alcançar sua expectativa de vida, o que pode ser milhões de ciclos de pressurização.

A espessura de um filme lubrificante depende da viscosidade do fluido, carga aplicada e velocidade relativa das duas superfícies. Em muitos componentes, cargas mecânicas são extremamente altas que comprimem o lubrificante em um filme fino, com espessura menor que 1 mícron. Se as cargas forem altas que excedam ao limite, o filme será perfurado pela aspereza da superfície de duas peças em movimento. O resultado contribuirá para uma fricção desgastante.
 

Folga Típica de Componentes Hidráulicos

Mícrons

0.5-1
Componente Rolamentos anti-fricção de rolos e esferas Bomba de Palheta Bomba de Engrenagens (engrenagem com a tampa) Servo Válvulas (carretel com a luva) Rolamentos hidrostáticos Rolamentos de Pistão (pistão com camisa) Servo Válvula Atuadores Orifício de Servo Válvula
 

Tamanho Relativo das Partículas

Substância    
Grão de sal refinado Cabelo humano Limite máx. de visibilidade Farinha de trigo Células verm. do sangue Bactéria
 

Escala Micrômetro

Os tamanhos das partículas geralmente são medidos em uma escala micrométrica. Um micrômetro (ou “mícron”) é uma milionésima parte de um metro ou 39 milionésimos de uma polegada. O limite da visibilidade humana é aproximadamente 40 mícrons. Tenha em mente que a maioria das partículas que causam danos aos sistemas de lubrificação ou hidráulicos são menores que 40 mícrons. Portanto, elas são microscópicas e não podem ser vistas a olho nu.