Notícias & Artigos

Filtragem de Lubrificantes

15/04/2013

A importância da filtragem de lubrificantes.

O óleo lubrificante é o "sangue vital" de um motor. Sem ele o motor rapidamente deixaria de funcionar.

Os filtros de óleo lubrificante removem as impurezas e os contaminantes causadores do desgaste contidos no óleo do motor, praticamente como os rins que purificam o sangue. 

Se os filtros lubrificantes. não estiverem fazendo um bom trabalho, a vida útil do motor pode ser radicalmente diminuída. Além de o óleo lubrificante permitir que os componentes internos de um motor se movam, mantendo as diversas peças separadas uma das outras, ele também realiza outras tarefas muito importantes:

■ Remove o calor

■ Forma um selo entre a parede do cilindro e os anéis do pistão

■ Limpa as superfícies internas

■ Transporta impurezas para o fi ltro

Contaminação através da combustão

Pode parecer que é um sistema fechado, onde uma quantidade fi xa de óleo é bombeada em volta de um circuito e possa ser relativamente fácil de manter esse óleo limpo. No entanto, o processo de combustão, onde o combustível e a mistura de ar são queimados a fi m de gerar calor, cria uma pausa nesta malha. A combustão inevitavelmente gera um número de contaminantes que poluem o Óleo. Os subprodutos incluem:

 ■ Carbon       ■ Combustível parcialmente queimado      ■  Água
 ■ Ácidos        ■ Verniz, lacas 

A solução dos produtos Fleetguard

Os sistemas de injeção de combustível de alta pressão em motores modernos a diesel resultam em emissões muito mais baixas do que no passado. No entanto, eles podem reter mais fuligem no óleo lubrificante. Isto tenderá a criar o que chamamos de borra, um material pegajoso, preto e quase gelatinoso, que pode ser abrasivo, resultando no aumento da taxa de desgaste que pode rapidamente bloquear um filtro. Neste caso, a válvula de restrição se abrirá, enviando óleo abrasivo e nãofiltrado para as peças em movimento do motor.

Existem três tipos comuns de técnicas de filtragem utilizadas em motores modernos:

■ Filtração de vazão completa - onde toda a saída do bombeamento de óleo é filtrada antes de ir para o motor

■ Filtração de bypass - onde uma porção da vazão de óleo é filtrada a um grau muito mais fino. do que um sistema de Vazão Completa, antes de ser devolvido ao carter.

■ Filtração combinada - onde tanto a vazão completa como os sistemas de bypass são utilizados no filtro.

Diferentes tipos de filtragem são utilizados, dependendo da aplicação específica:
 
■  Filtros de malha de arame   ■ Disco empilhado   ■ Papel dobrado (plissado) 

■ Profundidade (papel picado compactado, pedaços de tecido e madeira)