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Filtragem - Filtros Contínuos Rotativos

24/05/2013

Como o nome indica, são filtros de funcionamento contínuo, sendo indicados para operações que requerem filtros de grande capacidade. A saída de filtrado, a formação, a lavagem, a drenagem e a descarga da torta são realizadas automaticamente. Embora haja alguns tipos que funcionam sob pressão, estes filtros geralmente operam a vácuo. Os tipos existentes são: tambor; de discos e horizontais.

a) Filtro de tambor rotativo (filtro Oliver)
Consta de um tambor cilíndrico horizontal que gira a baixa velocidade parcialmente submersa na suspensão a filtrar. A superfície externa do tambor é feita de tala ou metal perfurado sobre a qual é fixada a lona filtrante. O cilindro é dividido em um número de setores (8 a 24) por meio de partições radiais com o comprimento do tambor. Ligando estas partições há outro cilindro interno de chapa comum. Assim, cada setor é parte de um compartimento que se comunica diretamente com um furo na sede de uma válvula rotativa especial colocada no eixo do cilindro. A cada setor corresponde um tubo e um furo na válvula. A sede da válvula gira com o tambor, mas está em contato com uma outra placa estacionária com rasgos junto à periferia. Estes rasgos comunicam-se através de tubulações presas em uma terceira placa, também estacionária, com os reservatórios de filtrado, água de lavagem e, algumas vezes, de ar comprimido.

À medida que o tambor gira, os diversos setores vão passando sucessivamente pela suspensão. Enquanto um dado setor estiver submerso, o furo que lhe corresponde na sede da válvula estará passando em frente ao rasgo que comunica com o reservatório de filtrado e que é mantido em vácuo. Logo que o setor sair da suspensão e a torta estiver drenada começa a lavagem e o furo correspondente passa a ficar em comunicação com o reservatório de água de lavagem. Depois de feitas quantas lavagens forem necessárias, a torta é soprada com ar comprimido e raspada por meio de uma faca. A retirada da torta nunca é total por duas razões: primeiro, para não haver o risco de rasgar a lona ou a tela do filtro e segundo, para não “perder” o vácuo. Muitas vezes trabalha-se com pré-revestimento. As vantagens dos filtros rotativos são a grande capacidade e a pequena mão de obra necessária. Geralmente 30 a 40% da área ficam submersos na suspensão. Para obter maior capacidade a imersão pode ser aumentada até 70%.

As desvantagens são o custo elevado, o alto custo de operação, a limitação da diferença de pressões e a imperfeição da lavagem.

b) Filtro de disco-rotativo
Este filtro possibilita uma taxa de filtração especialmente elevada, para um dado espaço de ocupação da fábrica. Neste caso o tambor é substituído por discos verticais que giram parcialmente submersos na suspensão. O elemento filtrante é constituído de lâminas, mas este não deixa de ter as características de um filtro contínuo rotativo. O princípio de funcionamento é o mesmo do filtro de tambor rotativo, mas a lavagem torna-se menos eficiente.
 
c) Filtros horizontais
O filtro rotatório horizontal mostrado na Fig. 17 é especialmente bem adaptado à filtração de sólidos cristalinos com drenagem rápida. A superfície filtrante horizontal impede que os sólidos caiam ou sejam arrastados pela água de lavagem, e possibilita a operação com camadas excepcionalmente pesadas de sólidos.

Este filtro é constituído por uma mesa horizontal circular que gira em torno do eixo central. A mesa é constituída por um conjunto de segmentos, na forma de setores circulares, cada qual com o topo metálico perfurado ou feito em tela metálica. Cada setor é recoberto por um meio filtrante conveniente, e está ligado a um mecanismo central de válvulas, que regulam os instantes apropriados de remoção do filtrado e dos líquidos de lavagem e do enxugamento da torta, durante cada volta da mesa. Cada setor recebe, sucessivamente, a suspensão, depois ocorre a drenagem e a lavagem da torta. A etapa de lavagem pode ser feita até três vezes. Para a retirada da torta, em alguns modelos, o setor gira e fica invertido, enquanto a torta é ejetada por um sopro, ao chegar ao final da volta.