Notícias & Artigos
Análise de Fluido - Filtragem Hidráulica
Filtragem – Fato - O único meio de se saber a condição de um fluido é através da análise do mesmo. O exame visual não é um método preciso.
Filtragem – Fato - Qualquer análise de fluido sempre deve incluir a contagem de partículas e o código ISO correspondentes.
Métodos de Análise de Fluido
▼ Teste de Membrana
▼ Contador de Partículas Portátil
▼ Análise de Laboratório
A análise do fluido é a parte essencial de qualquer programa de manutenção. A análise do fluido assegura que o fluido está conforme às especificações do fabricante, verifica a composição do fluido e determina seu nível de contaminação geral.
Teste de Membrana
O Teste de Membrana não é nada mais que uma análise visual de uma amostra do fluido. Normalmente compõe-se da tomada de uma amostra do fluido que é passada por um meio filtrante de membrana. A membrana é então analisada por microscópio para cor e conteúdo e comparado aos padrões ISO. Usando-se esta comparação, o usuário pode ter uma estimativa “passa, não-passa” do nível de pureza do sistema.
Outro uso do teste de membrana menos usado seria a contagem das partículas vistas através do microscópio. Estes números seriam então extrapolados para um nível de pureza ISO.A margem de erro para ambos os métodos é relativamente alta devido ao fator humano.
Há uma norma da National Fluid Power Association (NFPA) para a extração de amostras de fluidos de um reservatório de um sistema de fluido hidráulico operante (NFPAT2.9.1-1972). Há também o método da American National Standard (ANSI B93.13-1972) para a extração de amostras de fluidos hidráulicos para a análise de partículas contaminantes. Ambos os métodos de extração são recomendados.
Em qualquer caso, a amostra de um fluido representativo é a meta. As válvulas para retirada de amostra devem ser abertas e descarregadas no mínimo por 15 segundos. O recipiente da amostra deve ser mantido por perto até que o fluido e a válvula estejam prontos para a amostragem. O sistema deve estar a uma temperatura operacional no mínimo por 30 minutos antes que a amostra seja retirada.
Contador de Partículas Portátil
O mais promissor desenvolvimento na análise de fluidos é o contador de partículas a laser portátil. Os contadores de partículas a laser são comparáveis a unidades laboratoriais completas na contagem de partículas menores que a faixa de micronagem 2+. Reforços para esta recente tecnologia inclui: precisão, repetição, portabilidade e agilidade. Um teste geralmente leva menos que um minuto. Os contadores de partículas a laser fornecerão somente contagens de partículas e classificações do nível de pureza. Testes de conteúdo de água, viscosidade e análise espectrométrica poderão requerer uma análise laboratorial completa.
Análise Laboratorial
A análise laboratorial é uma visão completa de uma amostra de fluido.
A maioria dos laboratórios qualificados oferecerão os seguintes testes e características como um pacote:
▼ Viscosidade
▼ Número de neutralização
▼ Conteúdo de água
▼ Contagem de partículas
▼ Análise espectrométrica (desgaste dos metais e análises suplementares reportadas em partes por milhões, ou ppm)
▼ Gráficos de tendência
▼ Foto micrográfica
▼ Recomendações
Ao tomar-se uma amostra de fluido de um sistema, deve-se tomar cuidado para que a amostra seja realmente um representativo do sistema. Para isto, o recipiente para o fluido deve ser limpo antes de tomar a amostra e o fluido deve ser corretamente extraído do sistema.