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Desgaste
Conceito de Desgaste:
Em ciências dos materiais, desgaste é a erosão do material de uma superfície sólida pela ação de outra substância.
Tipos de desgastes:
Desgaste Abrasivo:
É causado por partículas abrasivas de contaminação externa ou interna, de natureza muito dura, assim como desgaste das próprias peças metálicas. Pode ser classificado em função do movimento das partículas atuantes na interface de desgaste.
Desgaste Corrosivo:
É causado pela ação química de produtos ácidos que associados com o atrito metálico entre as superfícies, a riscam e corroem.
Desgaste Adesivo:
Este resulta quando nas condições de velocidade, carga e temperatura da película lubrificante, fica tão fina que permite o contato de metal com metal, provocando a retirada de material das superfícies e conseqüentemente, a fadiga da peça.
Desgaste por Fadiga:
Resulta quando nas condições de velocidade, carga e temperatura da película lubrificante, fica tão fina que permite o contato de metal com metal.
Desgaste por Endentação:
É a penetração de corpo estranho duro.
Tribologia:
É a ciência e tecnologia de todos os sistemas em movimento (em contato mutuo), que compreende o atrito, a lubrificação e o desgaste e alguns outros aspectos relacionados a física, química, metalúrgica, engenharia e outros.
É uma ciência interdisciplinária.
LUBRIFICAÇÃO E LUBRIFICANTES
Conceito de Lubrificação e Lubrificantes:
1. Lubrificação:
Consiste na formação de uma película que impede o contato direto entre duas superfícies, que se movam relativamente entre si, reduzindo ao mínimo, o atrito entre as partes.
1. Lubrificantes:
São substâncias químicas obtidas através da mistura de óleos básicos (claro ou escuro) mais aditivos (claro ou escuro), adequadas, usadas em superfícies para formação da película protetora diminuindo o atrito entre as mesmas.
Aspectos que Caracterizam o Lubrificante:
Outros aspectos importantes que caracterizam um óleo lubrificante são a sua viscosidade e seu nível de desempenho. Viscosidade é definida como a resistência que um fluido oferece ao seu próprio movimento. Quanto menor for a sua viscosidade, maior será a sua capacidade de escoar.
Os valores de viscosidade dos óleos são obtidos experimentalmente em laboratório, utilizando-se um aparelho chamado de viscosímetro. Trata-se de um teste padronizado onde é medido o tempo que certa quantidade de fluido leva para escoar através de um pequeno tubo (capilar) a uma temperatura constante.
A densidade de um produto de petróleo é definida pela relação entre o peso de dado volume do produto, medido a uma determinada temperatura e o peso de igual volume de padrão (água), medido a outra temperatura. No caso de produtos de petróleo, as temperaturas foram padronizadas em 60ºC/4ºC. A densidade tem pouco significado quanto a qualidade do lubrificante, mas é de grande utilidade no cálculo da conversão de litros em quilos ou vice-versa, e para fins de controle.
Ponto de Fulgor é a temperatura em que o óleo, quando aquecido em aparelho adequado, desprende os primeiros vapores que se inflamam momentaneamente em contato com a chama.
Ponto de Combustão é a temperatura na qual o óleo, aquecido no mesmo aparelho para a determinação do ponto de fulgor, continuará, uma vez inflamado, a queimar por mais de cinco segundos. Esta temperatura é ligeiramente superior a do ponto de fulgor.
Ponto de Fluidez é a temperatura em que o óleo, submetido a um resfriamento, deixa de escoar livremente. Esta característica tem grande importância no caso especial dos lubrificantes utilizados em locais muito frios.
Viscosidade é a medida do grau interno que se produz quando o óleo escoa. De todas as características físicas é a viscosidade a que apresenta o maior interesse em relação a propriedade lubrificante do óleo.
Índice de Viscosidade é a expressão numérica da variação da viscosidade com a variação da temperatura. Assim, o alto índice de viscosidade revela variação relativamente pequena de viscosidade da temperatura, em função da temperatura, enquanto o baixo índice de viscosidade indica tendência do óleo a apresentar grande variação de viscosidade com uma pequena variação de temperatura. Óleos paranínficos possuem maior índice de viscosidade do que óleos naftênicos.
HVI – alto índice de viscosidade
MHV – médio índice de viscosidade
LVI – baixo índice de viscosidade
A Cor é determinada por comparação com cores padronizadas, em aparelhos ASTM ou similar. A única importância da cor, no que se refere a óleos lubrificantes, está na sua aceitação geral como índice de uniformidade de determinado tipo ou marca. Entretanto, a cor não tem nenhuma relação com a qualidade do lubrificante. Erro comum em que incorre muitos consumidores é o de supor que a cor esteja relacionada com a viscosidade.