Notícias & Artigos
Filtragem - Filtros de Leito Poroso Granular
Os filtros industriais mais simples são os de meio filtrante granulado, constituídos por uma ou mais camadas de sólidos particulados, suportados por um leito de cascalho sobre uma grade, através do qual o material a ser filtrado flui por gravidade ou por pressão.
São empregados geralmente para retirar pequenas quantidades de sólidos de grandes volumes de líquidos, nas quais nem o sólido nem o líquido possuem alto valor unitário, e quando o produto sólido não deve ser recuperado. Por isto, constituem o suporte principal dos sistemas de purificação de águas. Sua principal vantagem é o baixo custo de instalação, operação e manutenção. O inconveniente é a grande área requerida, em virtude da baixa velocidade de filtragem.
O modelo mais simples é uma caixa com fundo falso perfurado e sobre o qual é colocado um leito poroso granular, geralmente pedregulho e areia. O líquido turvo é alimentado sobre o leito e o filtrado sai pelo fundo da caixa. Há caixas de concreto e tanques cilíndricos de aço. Neste último caso é possível trabalhar sob pressão para aumentar a capacidade. Há um tipo variante que funciona a vácuo.
Os meios filtrantes duplos permitem operação mais prolongada no ciclo de filtração, antes de ser necessária a lavagem em corrente inversa, pois as partículas, ou os flocos, maiores ficam retidos no leito mais aberto. Porém, chega-se a um ponto em que a vazão cai ou em que a queda de pressão se torna excessiva. Então a filtragem cessa e o leito tem que ser limpo, mediante uma lavagem com corrente invertida de água, seguida possivelmente por uma lavagem com ar. A lavagem reversa pode ser bastante rápida para fluidizar o leito granulado.