Notícias & Artigos
Lubrificação e Lubrificantes
Conceito de Lubrificação e Lubrificantes:
Lubrificação:
Consiste na formação de uma película que impede o contato direto entre duas superfícies, que se movam relativamente entre si, reduzindo ao mínimo, o atrito entre as partes.
Lubrificantes:
São substâncias químicas obtidas através da mistura de óleos básicos (claro ou escuro) mais aditivos (claro ou escuro), adequadas, usadas em superfícies para formação da película protetora diminuindo o atrito entre as mesmas.
Aspectos que Caracterizam o Lubrificante:
Outros aspectos importantes que caracterizam um óleo lubrificante são a sua viscosidade e seu nível de desempenho. Viscosidade é definida como a resistência que um fluido oferece ao seu próprio movimento. Quanto menor for a sua viscosidade, maior será a sua capacidade de escoar.
Os valores de viscosidade dos óleos são obtidos experimentalmente em laboratório, utilizando-se um aparelho chamado de viscosímetro. Trata-se de um teste padronizado onde é medido o tempo que certa quantidade de fluido leva para escoar através de um pequeno tubo (capilar) a uma temperatura constante.
A densidade de um produto de petróleo é definida pela relação entre o peso de dado volume do produto, medido a uma determinada temperatura e o peso de igual volume de padrão (água), medido a outra temperatura. No caso de produtos de petróleo, as temperaturas foram padronizadas em 60ºC/4ºC. A densidade tem pouco significado quanto a qualidade do lubrificante, mas é de grande utilidade no cálculo da conversão de litros em quilos ou vice-versa, e para fins de controle.
Ponto de Fulgor é a temperatura em que o óleo, quando aquecido em aparelho adequado, desprende os primeiros vapores que se inflamam momentaneamente em contato com a chama.
Ponto de Combustão é a temperatura na qual o óleo, aquecido no mesmo aparelho para a determinação do ponto de fulgor, continuará, uma vez inflamado, a queimar por mais de cinco segundos. Esta temperatura é ligeiramente superior a do ponto de fulgor.
Ponto de Fluidez é a temperatura em que o óleo, submetido a um resfriamento, deixa de escoar livremente. Esta característica tem grande importância no caso especial dos lubrificantes utilizados em locais muito frios.
Viscosidade é a medida do grau interno que se produz quando o óleo escoa. De todas as características físicas é a viscosidade a que apresenta o maior interesse em relação à propriedade lubrificante do óleo.
Índice de Viscosidade é a expressão numérica da variação da viscosidade com a variação da temperatura. Assim, o alto índice de viscosidade revela variação relativamente pequena de viscosidade da temperatura, em função da temperatura, enquanto o baixo índice de viscosidade indica tendência do óleo a apresentar grande variação de viscosidade com uma pequena variação de temperatura. Óleos paranínficos possuem maior índice de viscosidade do que óleos naftênicos.
HVI – alto índice de viscosidade
MHV – médio índice de viscosidade
LVI – baixo índice de viscosidade
A Cor é determinada por comparação com cores padronizadas, em aparelhos ASTM ou similar. A única importância da cor, no que se refere a óleos lubrificantes, está na sua aceitação geral como índice de uniformidade de determinado tipo ou marca. Entretanto, a cor não tem nenhuma relação com a qualidade do lubrificante. Erro comum em que incorre muitos consumidores é o de supor que a cor esteja relacionada com a viscosidade.