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Métodos de aplicação dos óleos lubrificantes

24/06/2013

A escolha do método de aplicação do óleo lubrificante depende dos seguintes fatores:
−Tipo de lubrificante a ser empregado (graxa ou óleo)
−Viscosidade do lubrificante
−Quantidade do lubrificante
Custo do dispositivo de lubrificação quanto ao sistema de lubrificação, esta pode ser:
−Por gravidade
−Por capilaridade
−Por salpico
−Por imersão
−Por sistema forçado
−A graxa.
 
 
Métodos de lubrificação por Gravidade
•Lubrificação Manual 
A lubrificação manual é feita por meio de almotolias e não é muito eficiente, pois, não produz uma camada homogênea de lubrificante.
 
Copo com agulha ou vareta  - Esse dispositivo possui uma agulha que passa por um orifício e cuja ponta repousa sobre o eixo. Quando o eixo gira, imprime um movimento alternativo à agulha, liberando o fluxo de lubrificante, que continua fluindo enquanto dura o movimento do eixo.
 
Copo conta gotas - Esse é o tipo de copo mais comumente usado na lubrificação industrial, sua vantagem esta na possibilidade de regular a quantidade de óleo aplicado sobre o mancal.
 
 
Métodos de lubrificação por Capilaridade
 
•Copo com mecha - Nesse dispositivo, o lubrificante flui através de um pavio que fica encharcado de óleo. A vazão depende da viscosidade do óleo, da temperatura e do tamanho e traçado do pavio.
 
Lubrificação por estopa ou almofada  - Por esse método, coloca-se uma quantidade de estopa (ou uma almofada feita de tecido absorvente) embebida em óleo em contato com a parte inferior do eixo. Por ação capilar, o óleo de embebi mento escoa pela estopa (ou pela almofada) em direção ao mancal.
 
 
 
Métodos de lubrificação por Salpico
Na lubrificação por salpico, o lubrificante contido num depósito (ou carter) é borrifado por meio de uma ou mais peças móveis,Veja figura a seguir.Esse tipo de lubrificação é muito comum, especialmente em certos tipos de motores
 •Lubrificação por anel ou por corrente - Nesse método de lubrificação, o lubrificante fica em um reservatório abaixo do mancal. Um anel, cuja parte inferior permanece mergulhada no óleo, passa em torno do eixo. Quando o eixo se movimenta, o anel acompanha esse movimento e o lubrificante é levado ao eixo e ao ponto de contato entre ambos. Se uma maior quantidade de lubrificante é necessária, utiliza-se uma corrente em lugar do anel. O mesmo acontecerá se o óleo utilizado for mais viscoso.
Lubrificação por colar - O método é semelhante a lubrificação por anel, porém, o anel é substituído por um colar fixo ao eixo. O óleo transportado pelo colar vai até o mancal por meio de ranhuras. Emprega-se esse método em eixos de maior velocidade ou quando se quer óleo mais viscoso.
 
 
Métodos de lubrificação por Imersão
• Lubrificação por banho de óleo - Nesse método, as peças a serem lubrificadas mergulham total ou parcialmente num recipiente de óleo. O excesso de lubrificante é distribuído por meio de ranhuras a outras peças.O nível do óleo deve ser constantemente controlado porque,além de lubrificar, ele tem a função de resfriar a peça. Esse tipo de lubrificação é empregado em mancais de rolamentos de eixos horizontais e em caixas de engrenagens.
 
Métodos de lubrificação por Sistema Forçado
• Lubrificação por perda  - É um sistema que utiliza uma bomba que retira óleo de um reservatório e força-o por entre as superfícies metálicas a serem lubrificadas. Esse método é empregado na lubrificação de cilindros de compressores e de mancais.
 Lubrificação por circulação - Neste sistema o óleo é bombeado de um depósito para as partes a serem lubrificadas. Após a passagem pelas peças,o óleo volta para o reservatório.
 
 
 
Métodos de lubrificação a Graxa
Lubrificação manual com pincel ou espátula - É um método através do qual se aplica uma película de graxa sobre a peça a ser lubrificada.
Lubrificação manual com pistola - Nesse método a graxa é introduzida por intermédio do pino graxeiro de uma bomba manual.
 
Copo Stauffer - Nesse método os copos são cheios com graxa e, ao segurar à tampa,  a graxa é impelida pelo orifício, localizada na parte inferior do copo.
Ao se encher o copo, deve-se evitar a formação de bolhas de ar. O copo deverá ser recarregado de graxa quando a tampa rosqueada atingir o fim do curso da rosca.
 
•Lubrificação por enchimento - Esse método de lubrificação é usado em mancais de rolamento. A graxa é aplicada manualmente até a metadeda capacidade do depósito.