Filtragem de Óleo Hidráulico
As principais funções dos óleos hidráulicos ou fluidos hidráulicos são fornecer energia e força para os sistemas hidráulicos das máquinas, além de dar forma aos ingredientes dos produtos no caso das indústrias alimentícias.
Ele é essencial para lubrificar e proteger as peças evitando o desgaste prematuro das mesmas, melhorando assim a eficiência dos sistemas hidráulicos.
A água foi o primeiro fluido hidráulico a ser utilizado nos sistemas hidráulicos pois ela é barata, absolutamente não inflamável e possui alto poder refrigerante. Mas, encontraram outros problemas com a utilização da água, a mesma não possui características lubrificantes e acaba corroendo os componentes e as tubulações, alem de possuir elevado ponto de congelamento e baixo ponto de ebulição. Como a água não conseguia atender 100% as funções esperadas para um fluido hidráulico, a mesma começou a ser emulsionada em óleos solúveis em água, melhorando então a lubrificação dos sistemas e diminuindo a sua corrosão e ferrugem.
Após a utilização da água e posteriormente emulsões de óleo em água, foi-se utilizado os óleos minerais, que conseguiam ser compatíveis com a maioria dos materiais comumente utilizados nos sistemas, possuem boa viscosidade para lubrificar as peças do sistema, conseguem serem utilizados em amplas faixas de temperaturas mantendo boa estabilidade química, protegem as superfícies metálicas de corrosão e ferrugem, alem de poderem ser adicionados aditivos nos mesmos, adaptando-os as melhores condições de serviço, assegurando melhor performance aos sistemas hidráulicos.
Há três tipos de óleos hidráulicos: Óleos Minerais (refinados a partir de solventes parafinicos), Óleos Minerais Tratados (possuem alta resistência à oxidação e ao envelhecimento, pois são livres de hidrocarbonetos não saturados) e óleos sintéticos (possuem como base a Polialfaoleofina (PAO), são principalmente utilizados em indústrias alimentícias e farmacêuticas, pois possui alto ponto de fulgor e podem ser utilizados em sistemas hidráulicos que precisam de baixa fluidez). A maioria é produzida com óleos minerais devido ao seu baixo custo, entretanto, para uma melhor qualidade os mesmos devem ser melhorados com vários aditivos (inibidores de corrosão, antioxidantes, detergentes, aditivos de extrema pressão (EP), antiespulmantes, demulgadores, etc).
A maior parte dos óleos hidráulicos possuem viscosidade ISO 32, 46 ou 68, que vêm a aumentar com o tempo de uso, devido a umidade e emulsificação de água no óleo. Este fato acontece principalmente em industriais alimentícias que limpam com freqüência seus equipamentos, contaminando seu óleo hidráulico com água e detergentes ou por vazamentos aleatórios.
Os principais tipos de óleos hidráulicos são: óleos não aditivados, óleos aditivados e óleos tipo automotivo.
As principais características que um fluido hidráulico deve possuir é:
- Boa fluidez em baixas temperaturas;
- Não inflamável em altas temperaturas;
- Não variar muito sua viscosidade em mudanças de temperaturas;
- Proteger as peças dos sistemas hidráulicos de corrosão e ferrugem;
- Proteger e lubrificar as peças que estão em movimento, evitando seu desgaste;
- Ser compatível com os materiais componentes do sistema hidráulico;
- Alto coeficiente de transferência de calor;
- Baixo custo;
- Não emulsionável em água;
- Não oxidante;
- Possuir a menor quantidade de tóxicos e poluentes possíveis;
- Anti-espumante.
Para se escolher um fluido hidráulico são levadas em consideração algumas características físicas e químicas que serão de crucial importância para o desempenho dos sistemas hidráulicos, que são:
- Viscosidade – a viscosidade do óleo depende exclusivamente da temperatura do sistema, sendo inversamente proporcional a mesma. Quanto maior a temperatura do óleo, menor a sua viscosidade. O fluido deve ter uma viscosidade alta o suficiente para proteger e lubrificar todo o sistema em que ele circula, sem causar funcionamento irregular do sistema pela perda de carga excessiva através dos componentes, e uma viscosidade baixa o suficiente para permitir o fluxo correto do fluido, conseguindo penetrar entre as folgas dos componentes para lubrificá-los, sendo a temperatura ideal de 40ºC para se manter o fluido.
- Demulsibilidade – a demulsibilidade deve ser elevada, pois é a capacidade que o óleo tem de se separar o mais rápido possível quando for contaminado por água. Quando a demulsibilidade do óleo é boa, a água consegue circular livre pelo sistema, conseguindo ser drenada mais facilmente pra fora do mesmo. A água no sistema pode causar vários fatores como corrosão e ferrugem dos componentes do sistema, mas além disso ela também pode causar a separação dos aditivos presente no óleo, diminuindo sua vida útil.
- Proteção Antidesgaste – o fluido deve lubrificar todas as partes em movimentos dos componentes do sistema hidráulico, reduzindo o seu desgaste.
- Baixo ponto de fluidez – o fluido utilizado no sistema sempre deverá possuir um ponto de fluidez abaixo da menor temperatura em que o sistema irá operar, pois o mesmo corre o risco de ser congelado, lembrando que quanto menor for a temperatura mais alta se tornará sua viscosidade, fazendo com que o mesmo não circule com eficiência pelo sistema lubrificando todos os componentes necessários.
- Proteção contra a corrosão e a ferrugem – o óleo por si só já possui propriedades que não enferrujam ou corroem os sistemas, mas há aditivos que também podem prevenir a corrosão e ferrugem.
- Resistência à formação de espuma e à retenção de ar – com a própria agitação do fluido no tanque, forma-se espumas, por isso o óleo deve possuir anti-espumantes para não se ter problemas com a mesma. A retenção de ar faz com que se retenha também umidade no óleo, diminuindo a sua eficiência e vida útil. É importante que o óleo possua baixa capacidade de oxidação.
Quanto maior for a qualidade do óleo utilizado, menor serão seus gastos com trocas e paradas dos equipamentos, melhorando a performance do sistema todo da industria, com o processo de purificação e filtragem CLARILUB, pode-se aumentar a vida útil dos componentes da máquina, bem como manter o nível de excelência na proteção das suas peças, com uma economia de até 70% no consumo anual do óleo.
A CLARILUB também oferece alem do serviço de filtragem e purificação, o serviço de Centrifugação, onde são removidas as partículas mais grosseiras do seu óleo e a água presente no mesmo, fazendo com que seu óleo não perca os aditivos presentes e aumente sua vida útil.
A CLARILUB ajuda a sua empresa a economizar com trocas de óleo, paradas para manutenção e principalmente diminui a emissão de poluentes no meio ambiente.
Segue abaixo alguns exemplos de Marcas de óleos que a CLARILUB filtra e purifica:
- Bardahl Maxlub Atf – Fluido hidráulico para transmissões automáticas;
- Cosmolubric HF® - Fluidos Base Poliól Éster - Estes fluidos asseguram resistência ao fogo e poder lubrificante sob uma ampla faixa de temperaturas de utilização devido ao seu elevado índice de viscosidade. São formulados com ésteres orgânicos sintéticos de alta qualidade e aditivos cuidadosamente selecionados para atingir excelente desempenho hidráulico. Possuem excelente estabilidade térmica, baixa volatilidade e elevada resistência à oxidação. Estão disponíveis nas viscosidades ISO 46 e 68;
- Draft-ATF - Desenvolvido para sistemas de direção hidráulica, transmissões automáticas, semi-automáticas e hidramáticas.Indicado para automóveis, caminhões, equipamentos agrícolas e sistemas hidráulicos industriais;
- Exxon HyJet IV-A Plus (20W-50) – Fluido hidráulico de base éster fosfato resistente a chamas projetado para uso em aeronaves comerciais;
- Exxon Hy Jet V – Fluido hidráulico do Tipo V de base éster fosfato resistente a chamas que possui estabilidades hidrolítica e térmica superior a dos fluidos hidráulicos;
- Fluide Lds - Fluído hidráulico sintético;
- Hidra Hl - Óleo para sistema hidráulico resistentes à oxidação associada com aditivos e propriedades antiespumantes;
- Hidra Aw - Óleo para sistemas hidráulicos que operem em condições severas De Pressão E Temperatura;
- Hydro Drive® - Óleos Hidráulicos Minerais - A linha Hydro Drive HP é uma série de óleos hidráulicos formulados para o uso em sistemas hidráulicos de alta performance e aplicações a altas pressões. Apresentam excelentes propriedades antidesgaste, elevada proteção anticorrosiva e resistência à oxidação. A linhaHydro Drive RO é indicada para sistemas operando a médias pressões. A linha Hydro Drive HLPD foi desenvolvida para atender as mais recentes exigências para óleos hidráulicos minerais com aditivação totalmente isenta de zinco;
- Hydramac Wc22 - Óleo hidráulico especial para uso geral;
- Hydramac Wc32 - Óleo hidráulico especial para uso geral;
- Hydramac Wc46 - Hidráulico uso especial;
- Hydramac Wc68 - Hidráulico superior, extrema pressão;
- Hidramax Aw – Óleos recomendados para uso em sistemas hidráulicos de alta rotação, redutores, mancais de deslizamento, compressores de ar, caixas de engrenagens, mancais de rolamento, máquinas operatrizes, prensas, injetoras, máquinas texteis, etc;
- Houghto Spin - Série de produtos para lubrificação de mancais e fusos operando a altas rotações;
- Houghto Steam - Série de produtos para lubrificação de cilindros de máquinas a vapor saturado e superaquecido;
- Lubrax ATF – Óleo hidráulico, Tipo ATF, para transmissões automáticas automotivas e sistemas hidráulicos industriais;
- Lubrax ATF TDX – Óleo hidráulico tipo ATF para transmissões automáticas, sistemas de direção hidráulica e garfos de motocicletas;
- Lubrax ATF TA – Óleo hidráulico tipo ATF para transmissões automáticas, sistemas de direção hidráulica e garfos de motocicletas;
- Lubrax Hidra XP – Óleo hidráulico para sistemas de alta pressão, sujeitos a contaminação por água e altas temperaturas de operação;
- Lubrax Utile TM - Óleo hidráulico para telemotores e sistemas hidráulicos em condições moderadas de frio, como nas partes submersas de navios;
- Lubrax Grans HV - Óleo hidráulico de alto índice de viscosidade, desenvolvido especialmente para sistemas hidráulicos de colhedoras de cana-de-açúcar e outros equipamentos agrícolas;
- Lubrax Grans TAC 4 - Óleo para uso em sistemas hidráulicos, comando final, conversores de torque, caixas de transmissão automática de diversas marcas;
- Lubrax Grans TAC 3 - Óleo para conversores de torque e sistemas hidráulicos de escavadeiras e máquinas fora de estrada;
- Lubrax Grans THF - Fluido hidráulico para tratores agrícolas e máquinas fora de estrada, também indicado para uso como fluido de freios e transmissão;
- Lubrax Hydra HV - Óleo hidráulico de alta performance recomendado para uso em sistemas hidráulicos de alta pressão em aplicações industriais e marítimas;
- Lubrax Hidra – Fluído recomendado para sistemas hidráulicos industriais em geral, que operem em condições normais a severas de pressão e temperatura;
- Lhm Plus – Fluido Hidráulico mineral indicado para suspensão, direção hidráulica e freios dos veículos Citroen XM, Santia, BX, Cx, SM e GS;
- Molykote L - 0346 - Óleo hidráulico de alta performance grau alimentício;
- Molykote L- 0346 FG - Óleo hidráulico de alta performance grau alimentício;
- Molykote L- 0368 FG - Óleo hidráulico de alta performance grau alimentício;
- Molykote L- 1346 FG - Óleo hidráulico sintético de alta performance;
- Mobil Delvac Hydraulic 10w – O óleo hidráulico de elevado desempenho, formulado a partir de óleo básico de elevada qualidade e pacote de aditivos bem balanceados;
- Mobil DTE 10 Excel Série – Óleos hidráulicos de alto índice de viscosidade, com sistema antidesgaste isento de zinco, de alto desempenho;
- Mobil EAL Envirosyn H Série – Óleos hidráulicos e de circulação desenvolvidos para trabalhar em sistemas sob condições de moderadas a severas;
- Mobil Hidráulico AW Série – Óleos hidráulicos para aplicação industrial com aditivação antidesgaste;
- Mobil Hidráulico Série – Óleo hidráulico mineral para aplicação industrial e automotiva;
- Mobil SHC 500 Série – Óleos hidráulicos sintéticos de altíssimo desempenho, isentos de cera e formulados com aditivos cuidadosamente balanceados;
- Mobil DTE 10M Série – Óleos hidráulicos desenvolvidos para uma ampla variedade de temperaturas;
- Mobil DTE 20 Série – Óleos hidráulicos de excepcional performance antidesgaste, projetados para atender as necessidades e exigências dos equipamentos hidráulicos;
- Nuto H Série – Linha de óleos hidráulicos de qualidade premium, desenvolvida para aplicações industriais, onde é necessária a proteção antidesgaste e anticorrosiva dos componentes hidráulicos;
- Nyvac FR 200D – Fluido hidráulico a base de água e dietilenoglicol, resistente ao fogo;
- Quinplex 4010-4040® - Óleos hidráulicos grau alimentício NSF/H1 claros e inodoros à base de óleos medicinais brancos. Especialmente recomendado para sistemas hidráulicos e de circulação nas indústrias: alimentícia, bebidas, farmacêutica, de rações e de embalagens;
- Repsol Telex Vulcano - Fluido hidráulico, resistente ao fogo, baseado em ésteres, podendo ser classificado como fluido HFDU, pela norma ISO 6743/4;
- Repsol Telex Hfc - Fluido hidráulico, resistente ao fogo, baseado numa mistura de água e glicol;
- Repsol Hidraulico C-3 EP - Óleo hidráulico de máxima qualidade para transmissões hidráulicas. Possui excepcional resistência à oxidação, ferrugem e espuma, assim como qualidades anti-desgaste;
- Repsol Hidraulico Sc - Óleo de máxima qualidade para circuitos hidráulicos. Fabricado a partir de bases parafínicas com tecnologia “ashless” (sem cinzas);
- Repsol Hidroleo - Óleo de máxima qualidade para circuito hidráulicos. Fabricado com óleos de primeiríssima qualidade procedentes de materiais crus parafínicos, refinados com solventes;
- Repsol Bio Telex - Fluído hidráulico sintético e biodegradável. Sua cuidada seleção de bases (ésteres sintéticos) e aditivos permite obter excelentes propriedades lubrificantes;
- Sutol HPL - óleo hidráulico;
- Tirreno Hidrofluid - O fluido hidráulico anti-chama água glicol formulado a base de Poliglicóis, não prolifera chamas, sendo indicado para aplicações com temperaturas críticas. Disponível nas viscosidades ISO 46 e 68;
- TIR NF 104 F - Fluido hidráulico fogo resistente formulado a base de Ésteres de Polióis, apresentam maior segurança ao usuário em suas aplicações diversas. Quando comparado com o óleo mineral ou sintético tradicional apresenta boa resistência à proliferação de chamas. Disponível nas viscosidades ISO 32, 46 e 68;
- Univis N Série – Óleos hidráulicos Premium para sistemas que exigem alta proteção antidesgaste;
- Ursa® LA-3 SAE 10W - Óleo hidráulico para uso em veículos de serviço pesado rodoviário e fora de estrada;
- Ursa® La-3 Sae 10w - Óleo hidráulico para uso em veículos de serviço pesado rodoviário e fora de estrada;
- Unix Tc-3 Sae 10w (Tipo Allison C-3) - Fluído para sistemas hidráulicos, conversores de torque, tomada de força outros equipamentos. Possui alto índice de viscosidade, excelente estabilidade térmica;
- Unix Tdh Sae (Allison C-3 M1135 Da Massey Ferguson) - Óleo multifuncional para tratores agrícolas que possuem sistema hidráulico combinado com o sistema de Transmissão E Diferencial;
- Unix Tc-4 (Caterpillar To-4 Allison C-4 Zf Te-Ml 03 / Komatsu) - Fluído para sistemas hidráulicos, conversores de torque, comando final, trens de acionamento, transmissão automática Allison, sistema de transmissões Caterpillar e caixa de engrenagem de veículos e máquinas;
- Unimatic D-Iii Sae (Dexron-Iii Da Gm E Allison C-4) - Fluído hidráulico de última geração especialmente desenvolvido para transmissões automáticas e direções hidráulicas;
- Unimatic D-Ii Sae (Dexron-Ii Da Gm E Allison C-4) - Fluído hidráulico de última geração especialmente desenvolvido para transmissões automáticas e direções hidráulicas;
- Uni Tdh Multi Sae Sae 10w30 - 20w30 M1145 Da Massey Ferguson - Lubrificante Multiviscoso Multifuncional que atende as especificações M1145 da Massey Ferguson, API GL-4, para tratores agrícolas que possuem sistema hidráulico combinado com o sistema de transmissão e diferencial, utilizando um único óleo para os três sistemas;
- Valvoline® Unitrac SAE 30/10W-30 – Fluido hidráulico multifuncional para uso em máquinas agrícolas. É recomendado para uso em sistemas hidráulicos, diferencial, transmissão, redução final e no sistema de freio úmido dos tratores;
- Wyrol H 32 – Óleos hidráulicos para sistemas de laminadores. Formulados com óleo básico que não mancha e componentes sintéticos estáveis ao cisalhamento a fim de obter a viscosidade ideal.
Adote um sistema economicamente e ambientalmente viável para sua empresa!
O meio ambiente agradece.